Botswana - A "verdadeira" África de seus sonhos

Bom, vamos começar do começo. O texto abaixo é a primeira postagem deste BLOG (espero que de muitas). Talvez vocês questionem porque resolvi escrever sobre Botswana logo no ínicio e a resposta é clara, o país realmente é especial. Faz anos que escuto falar deste pequeno país localizado no sul do continente africano.

Muitas vezes me questionaram, argumentaram e debateram dizendo que em se tratando de vida selvagem não havia nada parecido em todo continente. De certa forma duvidava,não acreditava que haveria lugares "melhores" que o Serengheti e Ongorongoro na Tânzania,Masai Mara no Kenya e o Etosha na Namíbia, mas como não conhecia Botswana então não havia nem meios para entrar no mérito da discussão até que...

Bem,vamos dar uma pequena volta para chegar no ponto; Mês passado, por volta do dia 20/10/09 tinha uma viagem marcada para Holanda, para participar de um congresso. Estava contente com a viagem, claro, mas Botswana não saia da minha cabeça. Nas primeiras semanas de outubro recebemos o CEO de nosso receptivo na África, um espanhol que vive em Nairobi, Kenya. Num sabado ensolarado em pleno outubro, churrasco no melhor estilo Brasileiro,depois de alguma caipirinhas, "Tony" (o espanhol)desandou a falar de Botswana.

Botswana é assim, é assado e blá, blá,blá. Mais uma vez a tal de Botswana martelava na cabeça e tive que levar em consideração, afinal Tony deve conhecer pelo menos uns 35 a 40 países dos 53 do Continente. Na segunda-feira seguinte advinhem o que fiz ? Cancelei a viagem a Holanda e resolvi empregar o tempo que seria investido no congresso na Holanda em coisa melhor,conhecer o tal de Botswana. Cuidamos das reservas e poucos dias depois estava tudo certo, saíriamos dos país dia 26/10 rumo a África do Sul, Zâmbia,Zimbabwe (esses países deixamos para uma nova oportunidade) e Botswana.

Sobre os detalhes da viagem escreveo depois. Deixo agora com vocês um pequeno texto que escrevi (infelizmente com a limitação de 1600 caractéres) que será públicado na revista viajar pelo mundo www.revistaviajar.com.br na edição de Dezembro;

Botswana

País pouco conhecido pelos Brasileiros guarda uma das áreas mais intocadas de toda a África. Pequeno, com pouco menos de 2 milhões de habitantes (e mais de 120 mil elefantes) traçou uma história de sucesso entre as nações africanas. Após sua independência em 1966, três das minas mais ricas de diamantes do mundo foram encontradas em seu território.

Hoje o país desfruta de grande estabilidade econômica, educação e de um excelente sistema de saúde, contudo, é no seu vasto território, coberto por arbustos, savana e florestas que Botswana guarda sua grande riqueza, a abundante e preservada vida selvagem.

Para quem for a Botswana uma estadia de 3 a 4 dias no Moremi Game Reserve (única área de proteção dentro do delta do Okavango) é obrigatória. Definitivamente este é o destino mais visitado do país. O delta é uma grande área alagada que se espalha por uma imensa planície que vai se perdendo num emaranhado de canais, lagoas e ilhas até ser engolido pelo deserto do Kalahari. Essa área atraí uma grande quantidade de aves e de vida selvagem.

O Chobe National Park é outro lugar a ser visitado. Para os amantes da vida selvagem recomendamos que as noites sejam distribuídas assim; 2 noites na região do Savuti (oeste do parque), área de Savana, concentra grande população de elefantes e antílopes e 02 noites na região de Rivefront (norte do parque), que com seu rio perene concentra grande quantidade de animais.

Uma viagem a Botswana não pode ser completa sem passar pelo deserto do Kalahari, terra do lendário povo San, que apesar de sua aridez é o lugar ideal para observar os grandes predadores como Leopardo e leão e ainda Hyenas, Caracals, Wild Dogs, etc...

Para quem busca uma verdadeira experiência Africana certamente deve considerar uma visita a este país. Resumindo, Botswana é verdadeiramente a África de seus sonhos.

Tsamaya sentle, Nas proxímas postagens darei mais detalhes sobre essa viagem. Abordarei aqui temas sobre outros países como África do Sul, Namíbia, Kenya, Tânzania, Zimbabwe e mais...

Grande abraço a todos.
Danilo Rondinelli
Terra Mundi Viagens
http://www.terramundi.com.br/



1 comentários:

Puto em Maputo disse...

Olá

Me chamo Gabriel, sou brasileiro, moro e tenho uma agencia de viagens em Maputo/Mozambique gostaria de entrar em contacto com vcs a respeito de pacotes para Moçambique (Bazaruto, Tofu, Vilankulos, ponta d Ouro mergulhocom Tubarões baleias e golfinhos)

Estarei em São Paulo até dia 18

Gabriel Borges
61381852